Cisne Negro

Cisne Negro
Cora Coralina

domingo, 6 de junho de 2010

Manhã de Domingo

O ar frio e o céu azul provocaram algum tipo de reação química no meu cérebro que se irradiou pelo corpo todo e a alma ficou leve e eu cantarolei umas músicas tão véias quanto eu própria ,enquanto comprava o brownie da Helô(momento merchandise)e o leite da garrafa com as vaquinhas pastando(acho que compro esse leite caro basicamente por causa da imagem das vacas estampada no rótulo).
Voltando à vaca fria, a alegria é uma sensação que dura muito menos do que a gente gostaria e que vem de uma conjunção de fatores não muito explicáveis(quem disse que o homem é um ser racional ?).
Um bom exemplo disso vem da Grécia antiga.Um desses filósofos gregos, cujo nome começa com S(Sófocles ou Sócrates,sei lá..)andava pelos campos num dia calorento, quando deu de cara com um riacho de águas límpidas. Agachou-se ,matou sua sede naquela água doce,sentou-se à sombra de uma árvore e ficou completamente feliz.
Independente da crescente escassez de águas límpidas, a moral da história é que um homem que sabe emprestar significado às coisas não precisa de muito.
No nosso tempo, os Donalds Trumps singram os mares em iates cada vez mais luxuosos em busca daquele segundo que o tal filósofo grego viveu na beira d'água .Como, infelizmente, nunca fui dona de nenhum tipo de embarcação,que dirá um iate, não sei dizer se eles encontram o que procuram.
Por outro lado, ser capaz de sentir alegria não significa eliminar completamente a tristeza.Todos os humanos que não passaram por essa vida voando no Balão Mágico sabem que não dá para eliminar a dita cuja e... ponto.A bem da verdade ,quem não suporta o sofrimento também não é capaz de se abrir para a alegria,uma vez que tanto uma como a outra são emoções que entram pela mesma porta.
É uma pena mesmo que as coisas não sejam quase nunca do jeito que a gente quer.
O fogaréu delicioso das paixões flamejantes se apaga,os bebês choram à noite, o homem que a gente gosta pode passar a não gostar mais da gente, os filhos adolescentes dão trabalho, o próprio trabalho passa por momentos muito pouco glamurosos, o seguro do carro aumenta, a empregada falta e por aí vamos.
Não tem conclusão nenhuma, não.
Ficam as palavras de um palhaço do "Jogando" vivido por um ator que sofre de esclerose múltipla e que faz suas palhaçadas, com muita competência, auxiliado por uma bengala .
No palco ,falou um dia :
- Vamos aproveitar hoje porque hoje só é hoje e logo,logo vai acabar.
Carpem diem, queridos.Bom Domingo. Desejo momentos de alegria que durem ,pelo menos até a hora que aquela insuportável musiquinha do Fantástico começar a tocar.

Nenhum comentário: