Cisne Negro

Cisne Negro
Cora Coralina

quinta-feira, 31 de março de 2011

João.

filho
Ele foi concebido no alto da Cordilheira dos Andes,no Chile,num lugar tão ermo quanto meu coração naqueles tempos,enlutado pela morte prematura da minha mama,que partira de um modo flamejante igual à personalidade dela mesma impermeável a qualquer tentativa de serenidade.
O João, encravado nas minhas estranhas ,não deixou barato.Eu tinha uma naúsea onipresente,a boca enchia de saliva a ponto de eu ter desejado pedir aquele aparelhinho sugador à Marina Dentista.Ao invés de engordar,emagreci.O efeito estético pode ter ficado interessante,mas eu tinha raiva por sofrer aquele incômodo intermitente.O consolo era que de acordo com dito popular,gravidez com enjôo é aquela que vinga.Obstinação é o nome desse meu filho.
Mais ou menos a troco de nada,ou graças a meu passado judaico-cristão,que sempre vislumbra tragédias iminentes,fiz aquele exame genético que fura a barriga da mãe com uma injeção de agulha fina.Dói muito menos que arrancar bigode,mas representa um certo risco.Líquido amniótico colhido,bebê normal.O grande desapontamento : mais um menino. Achei zero graça.Eu já tinha o Tomás que era o filho mais bonito desse mundo.Mais um para quê?Constatação chocante,mas verdadeira.Acabei acostumando com a idéia,segunda gestação não tem o fascínio da primeira,mas os hormônios pegam.Se bem que eu me torturava com a dúvida de se ia gostar tanto desse segundo como gostava da Tomás.Filho é uma parte da gente ,fora da gente não dá para amar a não ser visceralmente.
No sétimo mês, mais uma surpresa,minha barriga endurecia pelo menos uma vez por dia.Dr. Daniel,por excesso de zelo talvez,chegou a conclusão que havia um risco do meu bebê ser prematuro.Receita : repouso e uma bateria de 24 injeções de cortisona,que eu deveria tomar sem jamais ler a bula.A cortisona apressava o desenvolvimento dos pulmões no feto,o que facilitaria a vida dele,caso ele quisesse deixar o bem bom do interior do corpo da mamãe aqui,antes da etapa complementar.
O fato é que o João nasceu a termo.Nasceu não,escorregou para fora de mim.Um obstetra ou um goleiro teriam tido performance igualmente eficiente.O escorregamento pode ter sido ajudado pela miudeza desse meu filho.Ele era feinho( eu achei-o a outra coisa mais linda desse mundo inteiro),tinha pelo na testa,olhos muito grandes metidos numa carinha fina.Alguém disse que parecia um gorila.Meu filhote de gorila foi considerado PIG.O que significa peso inferior a idade gestacional,ou seja, bebê a termo com jeitão de prematuro.Não era grave e eu não liguei à mínima.Fazendo juz as já mencionadas raízes judaicas,eu era quase a personificação da Terra Prometida,jorrava leite,só faltava o mel.E o meu moleque fazia o que tinha que fazer,mamava muito e quando não mamava dormia sem ligar para a barulheira do outro bebê de dois anos.
Não foi à toa que na primeira visita ao Cacá,ouvi o veredito que deu o maior tapa na minha auto estima :
- Parabéns, Rô. O moleque quase dobrou o peso em 30 dias.
João foi meu único bebê que tinha dobrinhas...

Nenhum comentário: